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Mysterium: Secrets & Lies
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Publisher Stronghold Games
Language
Language dependence (0-4) 3. Extensive use of text
Player Count 1 2 3 4 5
Playing Time Between 2 to 3 hours
Designer Jacob Fryxelius
Minimum age 12
Categories Economic, Environmental, Industry / Manufacturing, Science Fiction, Space Exploration, Territory Building
Mechanics Card Drafting, End Game Bonuses, Hand Management, Hexagon Grid, Income, Set Collection, Solo / Solitaire Game, Take That, Tile Placement, Turn Order, Turn Order - Progressive, Variable Player Powers
Number of cards
233
Sleeves 63.5x88
Nos anos de 2400, a humanidade começa a terraformar o planeta Marte. Corporações gigantes, patrocinadas pelo Governo Mundial na Terra, iniciam grandes projetos para aumentar a temperatura, o nível de oxigénio e a cobertura do oceano até que o ambiente se torne habitável. Em Terraforming Mars irás jogar com uma dessas corporações e trabalhar em conjunto no processo de terraformação, mas irás competir para obter pontos de vitória que são concedidos não só pela tua contribuição para a terraformação, mas também pelo avanço da infraestrutura humana ao longo dos sistemas solares, e ao fazeres também outras coisas louváveis. Os jogadores adquirem cartas de projeto únicas (existem mais de 200 diferentes) adicionando-as à sua mão. Os projetos (cartas) podem representar qualquer coisa, desde a introdução de plantas ou animais, queda de asteróides na superfície de Marte, construir cidades para a mineração das luas de Júpiter ou estabelecer indústrias de gás com efeito de estufa para aquecer a atmosfera. As cartas podem dar bónus imediatos, bem como aumentar a tua produção de diferentes recursos. Muitas cartas também têm requisitos e tornam-se jogáveis quando a temperatura, oxigénio ou a cobertura do oceano atingem um certo nível. Comprar cartas é muito caro, então há um equilíbrio entre a compra dessas cartas (3 mega créditos por carta) e jogá-las na realidade (que pode custar qualquer coisa entre 0 e 41 mega créditos, dependendo do projeto). Há também projetos padrão que estão sempre disponíveis para complementar as tuas cartas. O teu rendimento básico, bem como a tua pontuação básica, são baseadas na tua classificação de terraformação (a partir de 20), que aumenta cada vez que aumentares um dos parâmetros globais. No entanto, o teu rendimento é complementado com a tua produção e também terás pontos de vitória de muitas outras fontes. No tabuleiro irás competir para obter os melhores lugares para as tuas peças de cidade, de oceano e de vegetação. Também irás competir por diferentes marcos e prémios no valor de muitos pontos de vitória. Cada ronda é chamada de geração e consiste nas seguintes fases: 1) Mudança de ordem do Jogador. 2) Fase de Pesquisa - todos os jogadores adquirem cartas das 4 abertas previamente. 3) Fase de Ação - os jogadores revezam-se fazendo 1 ou 2 ações. Ações: * jogar uma carta, * reivindicar marcos, * financiar um prémio, * usar um projeto padrão, * converter uma planta em tiles de vegetação (e melhorar o oxigénio), * converter calor em um aumento de temperatura, e * usar a ação de uma carta em jogo. A rodada continua até que todos os jogadores passem (não fazendo ações). 4) Fase de produção - onde irás obter recursos de acordo com a tua classificação de terraformação e parâmetros de produção. Quando o processo de terraformação é completado, o jogo termina depois da "geração", e são contados os pontos de vitória para ver quem ganhou.
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