Sobre Nós

O início desta história tem lugar na fabulosa década de 80. Os dois protagonistas, Hélio e Ana, eram então duas crianças que desde cedo desenvolviam uma paixão por jogos de tabuleiro.

O pequeno Hélio adorava acompanhar o seu primo mais velho no processo de criação de jogos para eles próprios jogarem, desenhando percursos que se estendiam e ramificavam por folhas e folhas, onde certas casas causavam efeitos e consequências de acordo com um imaginário muito próprio. Na sua adolescência os seus jogos preferidos eram Os Petroleiros, Risco, Cluedo e Uno, bem como também jogou jogos de cartas como Magic: The Gathering e Middle‐Earth.

A pequena Ana procurava aproveitar todas as oportunidades que tinha, grandes ou pequenas, possíveis e imaginárias para jogar com o seu irmão ou com as suas primas – simplesmente não havia como ficar plenamente satisfeita, havia sempre vontade de jogar ainda mais uma partida! Os jogos preferidos da sua infância eram o Dicciopinta e o Gestos.

Decorria o verão de 2006 quando o Hélio redescobria a paixão dos jogos de tabuleiro ao adquirir o seu primeiro jogo da intitulada era moderna – Carcassonne – que se tornou num sucesso instantâneo no seu grupo de amigos. Esta compra desinformada, de impulso e aparentemente inocente, viria mais tarde a transformar por completo a vida destes nossos dois protagonistas. Ao Carcassonne seguiu‐se a aquisição de outros jogos como Ticket to Ride e Catan, bem como a participação e organização de eventos públicos de jogos de tabuleiro.

A agora professora Ana mantinha ainda latente a sua paixão pelos jogos, utilizando com os seus alunos diversos jogos de modo a enriquecer as aprendizagens, as experiências e as relações interpessoais entre os seus alunos. Aos olhos dos seus alunos era a professora mais espetacular de cada uma das escolas por onde passou. 

Chegou então finalmente o ano de 2010, a altura em que o Hélio e a Ana se iriam cruzar pela primeira vez. Uma amiga em comum proporcionou o encontro de ambos numa escola de dança, momento ao qual se seguiu uma ida a um evento de jogos de tabuleiro. Nesse evento jogaram Dixit, e segundo reza a história, os seus coelhinhos‐marcadores‐de‐pontos (o verde e o rosa) andaram o jogo todo nos últimos lugares, distraídos um com o outro… Muitos jogos foram jogados nos dias seguintes, entre os quais: Exploradores, Mr.Jack e, claro, o Carcassonne.

Ao longo dos anos seguintes os jogos tiveram uma presença assídua, não só entre eles, mas também com amigos e familiares, fortalecendo assim todas essas relações. Jogaram também com desconhecidos em eventos de jogos, alguns dos quais que se vieram a tornar preciosos amigos. Muitas coisas maravilhosas surgiram, fruto dessas conexões estabelecidas ao redor de uma mesa, enquanto desfrutavam de um jogo. Trabalharam juntos para promover e divulgar os jogos em diversos eventos e atividades e foi assim com naturalidade que nasceu a Gameplay. Um projeto iniciado a dois, onde juntos se propuseram a retribuir ao mundo aquilo que de mais belo têm vindo a receber através dos jogos de tabuleiro.

Tudo começou com um Carcassonne e a história continua até aos dias de hoje…