Cacao é um jogo de colocação de tiles que mergulha os jogadores no mundo exótico do fruto dos deuses. Como o chefe da sua tribo, você deve conduzir o seu povo à prosperidade através do cultivo e comércio de cacau - e para fazer isso, você precisa de colocá-los para serem trabalhados da melhor maneira possível. No jogo, cada jogador tem um baralho individual de peças quadradas para trabalhar, com o número de trabalhadores de cada lado do tile variando de piso para piso. A área de jogo começa com apenas um par de telhas de selva em jogo: um campo de cacau e um pequeno mercado; duas peças de selva são colocadas viradas para cima, e os tiles de selva restantes empilhados como uma pilha de compras. Na vez de um jogador, ele tem de colocar um dos seus tiles de trabalhadores no tabuleiro adjacente a uma ou mais peças de selva já em jogo, então (se dois tiles de trabalhadores estão ao lado de um espaço vazio) acrescenta uma das tiles da selva para a área de jogo neste espaço. Os seus trabalhadores, em seguida, ficam ocupados e entregam os resultados do seu esforço: se o jogador colocou os trabalhadores ao lado de um campo de cacau, então ele recebe um ou dois marcadores de cacau por trabalhador; se eles estão ao lado de um mercado, ele pode optar por vender um marcador de cacau por trabalhador no preço listado; ao lado de um poço, pode-se receber água; ao lado de um templo, eles estão com bom aspeto até ao final do jogo; e assim por diante. Uma vez que todos os jogadores usaram todos os seus tiles de trabalhadores, o jogo termina. Os jogadores marcam (ou perdem) pontos, baseados no seu abastecimento de água, e cada templo recompensa o jogador que enviou a maioria dos trabalhadores a ele. No fim das contas, vence aquele que ganhou mais ouro.
"Você percebe, é claro, a completamente estupenda natureza da questão diante de nós. Para nós, assim como para apenas alguns poucos homens nesta terra, existirão golfos abertos de tempo, espaço e conhecimento além de qualquer coisa dentro da concepção da ciência e da filosofia humanas."
- H. P. Lovecraft, "Um Sussurro na Escuridão"
Quem poderia ter...
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